quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Projetos

PROJETO : ENSINO RELIGIOSO    - MANDALAS  -
PROFESSORA: MARLI FRANCISCA DE CARVALHO
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
SÉRIE: 6º AO 9º ANO DO  ENSINO FUNDAMENTAL  

O que é Mandala:










Mandala significa círculo em palavra sânscrito.
Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).
A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).
Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.
Carl Jung, que foi um psiquiatra e psicanalista suíço, descreveu as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
Muitas pessoas fazem tatuagens de mandalas, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes.

Benefícios que desenhar ou pintar Mandalas proporcionam:


·      Desenvolver nas pessoas a autoestima por meio da criatividade em ação;
·      Desenvolver novas formas de expressão;
·      Expandir seu conhecimento e sua imaginação;
·      Conduzir as pessoas à descoberta de potencialidades;
·      Melhora do raciocínio;
·      Aclama, proporcionando relaxamento físico e mental;
·      Aumenta a concentração;
·      Direciona as ações, centrando o pensamento;
·      Reestrutura o hemisfério direito cerebral, local da intuição e da criatividade;
·      Leva o contato com a própria essência, expandindo a consciência;
·      Desenvolve a paciência e a tolerância a frustação;
·  Leva à descoberta de novas formas de ver o mundo exterior, proporcionando melhoria nas relações interpessoais;

·      Filtra as mensagens violentas que chegam, proporcionando respostas mais centradas e tranquilas.





PROJETO DIA 7 DE SETEMBRO 2012:
Tema: Independência do Brasil
Situação Geradora:

A necessidade de se trabalhar os valores da pátria com os alunos da escola pública diante da crise de valores em que se vê mergulhada a sociedade brasileira. O projeto busca atender ás necessidades de resgatar ao educando os valores da pátria.
A independência do Brasil foi um fato histórico muito importante para a sociedade. A nacionalidade brasileira é um assunto sempre atual e em permanente debate ,segundo Nicolina Luiza de Petta (2005), “as rebeliões coloniais e regências expressavam a fragilidade da unidade e da identidade nacional, a inexistência de um sentimento de brasilidade entre os habitantes ..”
Hoje existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte de nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.
Objetivos gerais:
Resgatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação.
O projeto Sete de Setembro desenvolve uma maneira diferente de se trabalhar educação histórica, através da leitura de poesias , pesquisas na biblioteca ,pesquisa na internet, busca despertar nas crianças o interesse pela história da pátria.
PROJETO DIA “D”
A escola se preparou para a realização do Dia “D”. Foram distribuídas as tarefas, onde cada funcionário explicaria sobre o funcionamento da escola. A distribuição foi realizada da seguinte forma: A vice diretora Ana Paula falou sobre as regras da escola. A supervisora Juíza sobre o processo de ensino e avaliação dos alunos. O vice diretor Alex falou sobre o colegiado. A diretora apresentou um vídeo com a mensagem e coordenou a confraternização final.
Neste dia convidamos a comunidade para participar com: Corte de cabelo, manicure. Tivemos a presença do CREAS e CRAS. Atividades físicas realizadas pela professora de educação física Gilmara, fisioterapeuta Fernanda e a enfermeira Cidiane que veio falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.





PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:
Tema: O despertar do conhecimento através da leitura
Através das provas diagnósticas aplicadas no 9º ano, pela SER, pelas observações dos professores e supervisores, percebeu-se a necessidade de aprimorar a leitura, escrita, interpretação de texto e incentivo à leitura, visto que a maioria dos alunos encontram muitas dificuldades nesta avaliação.
Temos com objetivos, promover atividades que permitam o desenvolvimento das competências e habilidades, o despertar do conhecimento através da leitura, oferecer
oportunidades de aprendizagem, incentivar à leitura e desenvolver a interpretação de textos.
Metodologia: Hora da novidade. O professor, deverá cobrar uma vez por semana que os alunos tragam para sala de aula, algo que leram: noticias de jornal, um conto, charges, um acontecimento recente etc. O aluno sorteado nesta semana terá que contar a notícia frisando os seguintes aspectos: O que? Onde? Quando? Como? Por quê? Conseqüência e opinião pessoal.
O professor irá avaliar a explanação do aluno. O restante da turma deverá escrever o que entendeu da noticia que o colega trouxe à sala de aula.

PROJETO DIA “D”

A escola se preparou para a realização do Dia “D”. Foram distribuídas as tarefas, onde cada funcionário explicaria sobre o funcionamento da escola. A distribuição foi realizada da seguinte forma: A vice diretora Ana Paula falou sobre as regras da escola. A supervisora Juíza sobre o processo de ensino e avaliação dos alunos. O vice diretor Alex falou sobre o colegiado. A diretora apresentou um vídeo com a mensagem e coordenou a confraternização final.
Neste dia convidamos a comunidade para participar com: Corte de cabelo, manicure. Tivemos a presença do CREAS e CRAS. Atividades físicas realizadas pela professora de educação física Gilmara, fisioterapeuta Fernanda e a enfermeira Cidiane que veio falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.