sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Escola


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA


           Escola Estadual José Cristiano Alves de Ensino Fundamental e Médio, RO5B3, está localizada na Rua Marcionílio  Ribeiro Costa, 240, na cidade de São Thomé das Letras, Minas Gerais.
            Sua fundação ocorreu no ano de 1903, o município de São Thomé das letras pertencia a cidade de Baependi.
            Recebeu inicialmente o nome de Escola Pública do sexo masculino. Após recebeu várias denominações, como:
- Escola Mista de São Thomé das Letras, de 1916 a 1917;
- Escola Distrital de São Thomé das Letras, de 1917 a 1962;
- Escola Combinada de São Thomé das Letras, de 1962 a 1965;
- Escola Estadual José Cristiano Alves, de 1965 até os nossos dias.
            Em 1968 a Escola recebeu a denominação de acordo com a Lei nº 5029 publicada no Minas Gerais de 26/11/1968.
            O nome José Cristiano Alves, foi por causa do prefeito de nossa cidade de São Thomé das Letras, pessoa que muito contribuiu no setor Educacional em nosso município.
            O seu primeiro regimento escolar foi registrado em cartório, seu primeiro coordenador o Sr. José Pereira dos  Santos e redigido pela professora Elvira Carneiro Vilela.
            No ano de 1982 a CARPE concluiu a obra da atual sede da escola.
            Em 1992 foi construída a Quadra Poliesportiva.
            Em 1993 foi criado o brasão da escola.
            A partir de 1997, foi criado o Ensino Médio.
            Tem como principal princípio o atendimento a realidade de nossos alunos. Princípio  de formação do educando para saber viver no mundo atual. Nossos professores estudam e estão sempre participando de capacitações para melhor ensinar e assim desenvolver as competências necessárias para que o aluno saia da educação básica preparado para o trabalho.
           A  Escola Estadual José Cristiano  Alves é uma escola que atende a toda comunidade municipal em todas as suas características sociais , econômicas e culturais, cabendo a ela:
- Oferecer a Educação Básica em seus níveis Fundamental e Médio.
- Contribuir para a complementação da educação recebida na família.
- Preparar os jovens para prosseguirem na formação profissional.
- Formar a nível técnico professores para a Educação Infantil.

MISSÃO DA ESCOLA
           Ser uma  escola includente , onde o aluno possa adquirir as habilidades necessárias para viver bem, conviver harmoniosamente , fazer e saber ser numa sociedade que exige competência e respeito na capacidade de realização humana.
          Recebemos cada aluno, respeitando suas limitações, sua realidade, seu tempo de aprendizagem. Estamos nos organizando para poder estar sempre em contato com as famílias e assim, buscar soluções  para os problemas que surgem. Portanto os esforços  são feitos para que haja um aprendizado que realmente seja significativo para a vida do educando.
        Nossos projetos são bem definidos para atender a nossa realidade.Com eles, estamos ensinando a viver em grupo , a saber ,interagir e assim saber conquistar o conhecimento e colocá-lo em prática.
        Nossa escola está a cada ano aperfeiçoando os conhecimentos ,e formando nosso corpo docente ,através de encontros, reuniões, onde se tem a aquisição de informações necessárias e o estudo de nossos problemas, para assim, termos juntos  a solução .Estamos nos preparando cada vez mais para atender as metas previstas para nossa escola.
        Nossa missão é ser uma escola que forme  o cidadão  para saber viver e valorizar a vida.
       A nossa realidade requer uma atenção especial , pois ,nossos alunos veem de famílias que não dão suporte educacional.

MISSÃO FUTURA DA ESCOLA
         A visão da escola é preparar nossos alunos para a vida , sendo cidadãos conscientes e com preparo para o trabalho .
        As aulas são elaboradas sob orientações do CBC e adaptando a realidade para tender a todos os alunos. Portanto , a formação acadêmica é a base para que os alunos saiam da escola sabendo o que quer para a vida futura.
ENTURMAÇÃO

       A enturmação é feita através da idade, observando o aprendizado demonstrado por cada aluno. É feito um estudo para constatarmos o melhor para cada educando , possibilitando o acompanhamento individual ao atendimento do PIP.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA:

      A metodologia do trabalho é realizada de forma dialogada, análise dos estudos, em grupo, e projetos que reúnem todos os alunos na busca de estudos que desenvolva as competências esperadas em cada disciplina.
     Há monitoria entre os alunos para que um aluno ajude o outro e haja o envolvimento dos mesmos na aprendizagem.
     O que é feito para sanar nossas dificuldades na leitura, interpretação e escrita?
_ Incentivo por todos os professores, em suas aulas á leitura , lendo textos .Utilizar revistas, internet para melhorar a informação para o aprendizado
-Pedir aos alunos que falem dos textos e livros lidos em sala, tanto oralmente ,como por escrito .
_ Fazer anotações nas aulas , do que é lido e ouvido nas suas aulas.
_ Escrever diferentes textos : Contos, poesias ,dissertação, descrição, relatórios e crônicas.
_ Em matemática as aulas deverão ser mais concretas, com mercados improvisados em sala.
_ Usar materiais pedagógicos nas aulas de matemática :régua, compasso , transferidor e outros.
_ Trabalhos em grupos para estudos geométricos , realizando desenhos , medidas e situações do cotidiano para entender as formas geométricas encontradas ao nosso redor.
_ Entender que a matemática está a todo tempo no nosso dia-a-dia, nas medidas de volume, peso, altura, densidade, etc.

AÇÕES PEDAGÓGICAS:
_Não deixar de ir as salas, falar com os alunos para incentivá-los aos estudos .
_Reunir com os pais para ajuda-los a dar forças aos filhos.
_Cantar o hino nacional ,para valorizar a nossa aula, nossa pátria ,fazendo um auditório para apresentar os trabalhos realizados em sala de aula.
_Utilizar toda a equipe : professores, supervisores bibliotecárias, monitores (alunos de outra turma ou da mesma turma para ajudar a sanar  as dificuldades dos alunos).
          Enfim ,todo o trabalho pedagógico é voltado para o aprendizado dos alunos, para que  cada um deles alcance a aprendizagem significativa. È preciso estar a todo momento ensinado e aprendendo com os nossos alunos, pois a escola é o ambiente para esta troca de conhecimento.
“ Muito se aprende com aquele que se ensina “


REUNIÕES PEDAGÓGICAS

         São realizadas semanalmente , de acordo com o cronograma estabelecido pela equipe de supervisão da escola. As reuniões são para elaborar as intervenções pedagógicas e estudos do CBC
        Realizamos as avaliações das ações pedagógicas desenvolvidas e a partir de um debate , são definidos os novos procedimentos ,onde serão realizadas as atividades que atendam os nossos alunos. No dia -a dia da escola, temos encontros no período do recreio e nos intervalos para podermos resolver  a cada dia.
       Decisões como: conversar com aluno ,aplicar novos exercícios , chamar o responsável.
       Não podemos deixar de cumprir o que foi combinado nas regras ,pois , o estudo depende de seguí-las.
      As reuniões em nossa escola traz a tomada de decisões importantes que deverão ser seguidas, para que possamos falar e agir segundo o grupo e não individualmente .Daí a importância da reunião pedagógica para elaborar , avaliar e redirecionar o nosso trabalho pedagógico e atender o nosso PIP.

  
     REDE FÍSICA:
            A escola possui 11 salas de aula sendo 01 sala para as aulas de informática.
Temos: 01 sala de secretaria
             01 sala de direção
             01 cantina com cozinha
             01 banheiro masculino
             01 banheiro feminino
             01 sala de professores com 01 banheiro
             Pátio com calçamento de pedras e uma pequena área com vegetação, árvores e gramas naturais.

CLIENTELA ATENDIDA

            Nossa escola é a maior no município de São Thomé das Letras. Recebemos alunos da zona urbana, que possuem as características bastante diferenciadas. Temos alunos que veem das famílias de nossa cidade e alguns que vieram das cidades vizinhas e outras e ainda temos alunos que são de outros países (Peru, Argentina), pois nossa cidade é turística e por isso recebemos muitas pessoas que imigram por causa das paisagens, trabalhos nas pedras ou mesmo por causa dos artesanatos.
            Alunos da zona rural, que não é pequena, pois nosso município é muito grande. Temos alunos que vem até do Mato Dentro, próximo a Cruzília.
            Portanto, nossa clientela é bastante diferenciada, pois são alunos de vários lugares. Alunos que possuem famílias que são desestruturadas, não possuem condições, as vezes, de cuidar e acompanhar os estudos de seus filhos. Para tanto, cabe a escola, com seus professores e funcionários, a tarefa de educar e formar estes alunos.
            Temos a maioria de nossas famílias que participam dos estudos de seus filhos e que nos apoiam. Sendo que estes alunos não dão problemas para a escola.
            Os alunos que são indisciplinados são aqueles que veem das famílias que precisam de formação, para melhor educar seus filhos. Estes, as vezes, é preciso encaminhar ao Conselho Tutelar, CRAS ou CREAS. Estes problemas são oriundos da sociedade que temos. Os problemas são de falta de estrutura familiar, pais separados, estes alunos que não possuem amor, afeto em casa. Aqui, estamos buscando dar atenção e carinho aos alunos, muitas vezes complementando o papel de pai ou mãe.

Podemos destacar as nossas conquistas os nossos pontos positivos :
_ Incansável busca de apoio das família, na vida escolar dos filhos.
_ Nossos professores que estudam o CBC ,que se prepara para melhor ensinar, trocando experiências ,com a supervisão e com os outros colegas.
_ Projetos que se destacam : Dia literário, projeto de leitura ,sete de setembro ,as olímpiadas de astronomia ,feira de ciências , a participação na OBMEP( temos aluna que faz iniciação ciêntifica).
_ Estamos nos reunindo com os pais e mostrando os nossos avanços nas notas, nas avaliações externas.
_ A atenção na recuperação dos alunos é a aplicação do PIP ,com seriedade envolvendo a todos, alunos, professores e família.
           Precisamos melhorar ainda mais nos seguintes aspectos:
_ Ausência de professores devido a licenças de saúde, faltas ,que prejudicam  o andamento dos trabalhos .Já estamos nos organizando para não deixar os alunos sem aula.
_ Estamos nos mobilizando para melhorar a  nossa nota, pois é necessário um maior trabalho de intervenção para não cairmos no IDEB e sim estar em crescimento.
_ Os nossos pais precisam de maior incentivo para crescer sua participação nos estudos de seus filhos.
_ Trabalhar a indisciplina de alguns alunos ,pois estamos nos mobilizando para incentivar os alunos aos estudos. 


AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO


            A avaliação vai ser diária, durante toda semana, levantando os pontos alcançados e aqueles que ainda não foram conquistados.
            Avaliar o envolvimento de toda a equipe da escola para que as metas sejam conquistadas.
            Fazer nas reuniões pedagógicas as modificações necessárias  nas estratégias ou recursos, para que as metas sejam alcançadas com sucesso.
            O aprendizado dos alunos e a mudança de seu comportamento, vai indicar se alcançamos nossos propósitos.


PLANEJAMENTO DA SEMANA

De:  03 a 07 de junho de 2013
Marcar reuniões com:
            *Supervisoras e direção: 04/06 – 17 horas
            *Colegiado: 04/06 – 17:30 horas – Auto avaliação da escola
            * Fazer o passo a passo da inscrição para o prêmio Gestão
            * Ver as fotos e filmagens do ano 2012, para o prêmio Gestão

Reunir com as supervisoras para conseguir mais apoio para os nossos propósitos, como:
          *Melhorar a aprendizagem do Português
          *Fazer o levantamento por turma dos alunos mais fracos, para o PIP
          *Coordenar o PIP
          *Ajudar no incentivo a leitura = ter 1 dia na semana para ter uma aula só de leitura. Marcar o dia e como vai ser esta aula.
            *Progressão Parcial: acabar o quanto antes
            *Auditório no final de cada bimestre: comemorar as datas de cada mês
            *Ter união para que haja aulas quando houver licença de saúde;
               aulas como:  recreação pátio (jogos)
                                     computação (sala de informática)
                                      biblioteca – ler ou ouvir uma história
                                      passar o plano emergencial ou outra atividade para os alunos
                                      não soltar alunos mais cedo, sem autorização dos pais

*Verificar os buracos nas paredes, as tomadas, as lâmpadas e consertar tudo para ficar em ordem.